Semana da Dança Fortaleza 2019

Criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCOe promovido anualmente pelo Conselho Internacional de Dança (CID), a data doDia Internacional da Dança é uma homenagem ao nascimento, no dia 29 de abril,do bailarino e mestre francês Jean-Georges Noverre (1727 - 1810), responsávelpela introdução de novos paradigmas de dança cênica.

Em Fortaleza, as comemorações em torno do Dia Internacionalda Dança, já se repetem há pelo menos 10 anos, sempre com uma programaçãoextensa e inteiramente gratuita. Para os artistas e para o público da dança,esse momento é propício para dar a ver as diversas questões que envolvem alinguagem na sua atual conjuntura.

Comemorando as suas conquistas e reconhecendo que aindaexistem pautas a serem discutidas, os festejos em torno do Dia Internacional daDança serão realizados, em Fortaleza, entre os dias 22 e 30 de abril, com uma programação que integra diversos espaços da cidade.

Neste ano, o foco será na formação em dança da cidade,fazendo dialogar as diferentes instituições formativas de dança que atuam emFortaleza, através de exposição, debates, conversas, visitas, oficinas,palestras e mostras. E, desse modo, voltar o olhar da sociedade para arelevância desta arte, chamando a atenção para a importância dos percursosformativos e sua continuidade, bem como pautar os governantes para asnecessidades dos profissionais que atuam na área, incluindo as questões dacultura e das artes na educação.

A programação é totalmente gratuita, e envolve espaços einstituições como a Vila das Artes e a Formação Básica em Dança; a Associaçãode Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança) e o Cursode Iniciação em Dança Contemporânea (CIDC); o Karthaz Studio; o Porto Iracemadas Artes e o Curso Técnico em Dança do Ceará (CTD); o Theatro José de Alencar;o Instituto de Cultura e Arte (ICA) e os cursos superiores de dança daUniversidade Federal do Ceará (UFC).

A programação está disponível no site www.semanadadanca.com  

Destacamos abaixo em especial a programação do sábado, dia 27de abril no Karthaz Studio que fica na Rua Pero Coelho 442 – Centro (atrás doBanco Central).

17h: Bem vindo a Minha Casa (projeto de House Dance) - Responsável: Loly Pop

18h: Corpo_Arquitetura - Performance de Yara Cantillo

19h: PassAção - Ação #1 do projeto "Eu só trabalho comreferência!", desenvolvido por Janaína Bento, Robert Bernardo e Thiago Torres

20h30 - 23h30: Festa com DJ Pascal